11 de Novembro de 2009

 

 

 

   

 

Luísa Rosa de Aguiar Todi (1753 - 1833) , Todi, do marido.  Provavelmente a maior cantora portuguesa de ópera de sempre! Cantou para Catarina - a - Grande, em São Petersburgo. Passou por Londres, Veneza e por outras cidades de primeira, sempre aclamada. Aplaudida pela sua voz expressiva (meio-soprano), mas também pela sua arte de representar os papéis. Repare-se no ar triste! Será da vida de grande artista ou da herança de Portugal (Setúbal, neste caso)?

 

E ainda há quem pense no Benfica, no Sporting e no Belenenses... Olhe, há, por exemplo o faz-tudo, o Marcelo Rebelo de Sousa.

 

 

 

publicado por Raúl Mesquita às 00:26 link do post
Em 1793 regressa à corte de Lisboa por ocasião do baptizado de mais uma filha do herdeiro do trono, futuro D. João VI, casado com D. Carlota Joaquina. A cantora precisou de uma autorização especial para cantar em público, o que era então proibido às mulheres, numa corte pouco esclarecida como a de D. Maria I. É o que diz a wikipédia ....
Tb ouvi a Maria Barroso dizer em público há uns anos que durante o fascismo ela pprecisava da assinatura do marido para que lhe emittisem um passaporte ... Este país algum dia vai mudar? ... Talvez com o casamento gay .... espero que sim
Michael a 11 de Novembro de 2009 às 01:33
Por acaso ela até está com um sorriso bem "giocondesco", o que não indica tristeza, e sim matreirice...acabaste de me dar a conhecer outra faceta desta magnifica cantora...é pena que não haja registos da voz dela e apenas o testemunho escrito da carreira dela... eu gostava muito da Isabel Malaguerra, da Elsa Saque, Elvira Archer e outros rouxinóis que encantaram recentemente as nossa plateias...mas dessas ninguém fala...só das glórias passadas é que nos orgulhamos??
Dom Gaston a 11 de Novembro de 2009 às 14:09
Nunca ninguém a ouviu, é verdade, mas comparar esta diva que correu a Europa com a Elsa Saque, esse fiozinho de voz... Voltando à Todi , eu acho-a triste!
Raúl Mesquita a 11 de Novembro de 2009 às 18:54
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
18
19
20
21
24
26
27
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Sabe, se V. não fosse europeísta não se chamava G....
Sabe, essa ideia de Europa Unida acho que é uma fi...
Obrigada pela visita.George Sand com toque feminin...
Cara George Sand:Gostei da sua visita e fui também...
É lindo o cravo. Convida a silêncios. Entrelaçados...
Tailon , óntos ?
Sou eu quem deve pedir desculpa então.Muito prazer...
A desculpe.Meu nome é Thailon mesmo. Thailon Azeve...
Caro Thailon:Obrigado por ter respondido à minha p...
Sim.Bem, como pode perceber, minha cantora predile...
Caro Thailon:Decerto reparou no último parágrafo d...
Mesmo sabendo que você fez esta lista com gostos p...
Meu querido Raul, o MesquitaA possibilidade de uma...
Deve com certeza ter, Cara Helena. Fascina-me a be...
Que belíssima peça e que som maravilhoso não terá....
Augusto-o-Ilustre:Agradeço as tuas sempre prontas ...
Meu amigo Raul, o MesquitaA música está sempre pre...
Cara Helena:Obrigado pela sua visita. Compreendo q...
O que me choca na foto:- Duas mulheres sem cabeça-...
Meu querido amigo Raul, o MesquitaNa época da guer...
Meu Caro:Vá por mim, não perca tempo com o Google ...
Ao Ilustre:Muito obrigado pelas tuas, sempre genti...
Ao Ilustre:Muito obrigado pelas tuas, sempre genti...
Este texto, mais que formular opinião, é uma aula ...
Caríssimo Raul, o MesquitaTenho que aceitar que a ...
Saudações! Já lhe terá ocorrido espreitar na lite...
Augusto, O Ilusre:Ficcionei ao escolher a ficção, ...
Meu caro amigo Raul, o MesquitaNão caias no erro d...
O Para vir. Com o álibi da troika! Estou à espera ...
Querido Amigo:Compreendo bem as tuas palavras e ag...
blogs SAPO