08 de Novembro de 2009

 

Salvate Amici!

 

Acabei de ver no canal Mezzo, muito bem cantada, a primeira ópera composta/estreada por   Giuseppe Verdi, Oberto. Se Verdi foi um um bom composior de óperas, ou menos bom, cabe a cada um o direito de julgar. Lá que tinha a noção do espectacular, lá isso tinha, e compunha para boas vozes. A meu ver, ele foi um pouco o Cinerama ou o TODD-AO (70mm) do século XIX! Que o compositor perdoe a minha comparação! Curiosamente, se esta, o seu Alfa, já contém os ingredientes que o haviam de tornar celebérrimo, o seu Omega, Falstaff, é bem mais discreto, leve e muito bom musicalmente. Na minha opinião, a sua melhor ópera.

 

G. Verdi               

 

 

 

Que dizem?

 

Valete.

 

Raulus Antonius.

publicado por Raúl Mesquita às 18:33 link do post
Verdi é para mim a melhor referência do período romântico, porém e na minha opinião a sua consagração veio com o Rigoletto e os seus momentos mais altos são o Nabuco e o Trovador...à medida que esta corrente (o romantismo) foi evoluindo, começou a perder a harmonia que o caracterizava tornado-se cada vez mais épico e "agressivo" em termos musicais, quando a Aida (última obra) se estreou na abertura do Canal do Suez, já o romantismo estava perto da sua fase final, dessa ópera apenas gosto da marcha triunfal, o que acaba por fechar uma carreira gloriosa num longo momento em que o melhor é o fim...
Gastao de Brito e Silva a 9 de Novembro de 2009 às 14:52
Caro Gastão, obrigado pelo seu comentário. Sem tirar o mérito a G. Verdi , para mim ele não é um dos maiores compositores, como disse no meu " Post ". Curiosamente prefiro as suas suas últimas óperas, como diz e muito bem, as menos românticas, por exemplo as últimissimas duas: Otello , libreto de Arrigo Boito estreada no Teatro alla Scala , Milão, em 1887 e Falstaff , com libreto também de Arrigo Boito , Milão, 1893. A Aïda foi bem antes, em 1871. Um abraço. Raúl.
Raúl Mesquita a 9 de Novembro de 2009 às 16:06
Caro Raúl, um bom dia seria na próxima quinta-feira, dia 19, à tarde (15, 16h?). Como sugiro o tempo espero indicações sobre o espaço-lugar! :) (João Craveiro)
wood a 10 de Novembro de 2009 às 17:14
Caro João:

Dia 19, quinta-feira, tenho dentista às 16h. Ou depois, 17 (+ ou -), ou na véspera, dia 18, quarta-feira às 15... na Versailles , em ambos os casos?«?

Abraço

Raúl.
Raúl, parece que quarta tenho uma deslocação a escola para falar de ecologia humana, darwinismo social e eugenia, recordei-me depois, o que já estava marcado há que tempos, mas perdi a agenda (o tempo, esse deus-cronos, é que não perdoa). Quinta parece ser um dia mau, com dentista. Que lhe parece sexta à tarde? Estamos a falar da próxima semana, certo? Isto está mesmo uma confusão, meu mail é jcraveiro@lnec.pt, parece melhor acertarmos a data por mail. Um abraço amigo!
wood a 11 de Novembro de 2009 às 13:15
Caro João:

Sexta dia 20 estou livre toda a tarde. Mas escrevo um e-mail. Abraço, Raúl.
Raúl Mesquita a 11 de Novembro de 2009 às 18:50
João, escrevi-lhe um e-mail mas veio devolvido: jcraveiro@inec.pt >... sorry, that
domain isn't in my list of allowed rcpthosts (#5.7.1) (in reply to RCPT TO
command)... Existe engano? R.
Raúl Mesquita a 12 de Novembro de 2009 às 17:01
Caro João:

Desculpe a confusão dos nomes. Fica então para quarta ou quinta-feira ? Por mim também pode ser segunda-feira. V. a minha outra resposta à sua amável sugestão, que, creio, vem a seguir.

Abraço,

Raúl.
Mas que confusão! Vinha antes... Mas entedemo-nos , não é João? Até para a semana. abraço, Raúl.
Raúl Mesquita a 10 de Novembro de 2009 às 20:03
ohhhh e eu que só vi ao vivo (expressão duvidosa, sabendo-se que a ópera também se ouve!) a Aida e os seus estafados cânticos gloriosos ou a trama amorosa que conduz ao drama! Caro amigo, estou disponível para um café, esta semana é aflitiva de aulas e alunos mais sonolentos que eu, sugiro a entrada da semana que vem ou na terça, dia 17, no fim de tarde.
wood a 9 de Novembro de 2009 às 17:24
Com todo o prazer. Dia , hora e local? Aqui ou combinamos por e-mail? Suit yourself , Sir ! Raúl.
Gastão, sim, dia 17, óptimo. 5pm , dá jeito? Se sim, se der jeito, onde o café? Raúl.
Raúl Mesquita a 10 de Novembro de 2009 às 13:55
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
18
19
20
21
24
26
27
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Sabe, se V. não fosse europeísta não se chamava G....
Sabe, essa ideia de Europa Unida acho que é uma fi...
Obrigada pela visita.George Sand com toque feminin...
Cara George Sand:Gostei da sua visita e fui também...
É lindo o cravo. Convida a silêncios. Entrelaçados...
Tailon , óntos ?
Sou eu quem deve pedir desculpa então.Muito prazer...
A desculpe.Meu nome é Thailon mesmo. Thailon Azeve...
Caro Thailon:Obrigado por ter respondido à minha p...
Sim.Bem, como pode perceber, minha cantora predile...
Caro Thailon:Decerto reparou no último parágrafo d...
Mesmo sabendo que você fez esta lista com gostos p...
Meu querido Raul, o MesquitaA possibilidade de uma...
Deve com certeza ter, Cara Helena. Fascina-me a be...
Que belíssima peça e que som maravilhoso não terá....
Augusto-o-Ilustre:Agradeço as tuas sempre prontas ...
Meu amigo Raul, o MesquitaA música está sempre pre...
Cara Helena:Obrigado pela sua visita. Compreendo q...
O que me choca na foto:- Duas mulheres sem cabeça-...
Meu querido amigo Raul, o MesquitaNa época da guer...
Meu Caro:Vá por mim, não perca tempo com o Google ...
Ao Ilustre:Muito obrigado pelas tuas, sempre genti...
Ao Ilustre:Muito obrigado pelas tuas, sempre genti...
Este texto, mais que formular opinião, é uma aula ...
Caríssimo Raul, o MesquitaTenho que aceitar que a ...
Saudações! Já lhe terá ocorrido espreitar na lite...
Augusto, O Ilusre:Ficcionei ao escolher a ficção, ...
Meu caro amigo Raul, o MesquitaNão caias no erro d...
O Para vir. Com o álibi da troika! Estou à espera ...
Querido Amigo:Compreendo bem as tuas palavras e ag...
blogs SAPO