30 de Novembro de 2009

 

Salvate Amici!

  

                

 

               

 

                

 

 

 

 
 

                    

 Luísa Rosa de Aguiar, meio-soprano portuguesa, nasceu em Setúbal em 9 de Janeiro de 1753, filha de um professor de música e instrumentista, que passou a viver em Lisboa com  a família em 1765. Luísa estreou-se no teatro musicado aos catorze anos, no Teatro do Bairro alto, onde o seu pai trabalhava como músico. Estreou-se no Tartufo, de Molíère. Com uma irmã cantou em óperas cómicas.

 

 Casou-se em 1769 com o violinista napolitano e seu grande admirador Francesco Saverio Todi, que lhe deu o apelido e a fez aprender a canto com o compositor David Perez, Mestre de Capela da corte portuguesa. Deve-se ao marido o seu aperfeiçoamento vocal e a dimensão internacional que a levariam a todas as cortes da Europa. Em 1770 começou a sua carreira como cantora de ópera no Il Viaggiatore Ridicolo, de Giuseppe Scolari, no Teatro do Bairro Alto.

 

 A sua estreia na corte de D. Maria I deu-se em 1771. Cantou no Porto entre 1772 e 1777, quando partiu para Londres para actuar no famoso King's Theatre, o que lhe valeu a  aclamação da crítica, ainda que o público londrino não tenha sido muito entusiasta: "Mrs. Luísa Todi possesses high merit as singer and as actress." (A Senhora Luísa Todi tem um grande talento enquanto cantora e actriz.).  Em 1778 cantou nos Concerts Spirituels em Paris, seguindo-se Versalhes. Foi considerada a maior cantora estrangeira que alguma vez pisara um palco francês. Em 1780 foi aclamada em Turim no Teatro Régio tendo assinado um contrato como prima-dona. Neste ano já era considerada pela crítica como uma das melhores vozes de sempre. Brilhou na Alemanha e na Áustria em 1781, voltando a Paris para os Concerts Spirituels, onde, desta vez, dividiu o público por rivalizar com a cantora alemã, o soprano Gertrud Elisabeth Mara (1749 - 1833). Mas Luísa Todi saiu vencedora nesta querela, ficando conhecida pelos franceses como "A Cantora da Nação!" 

 

 Em 1784 deslocou-se a São Petersburgo, na Rússia, onde deu o seu primeiro concerto nesta cidade com a Armida e Rinaldo, de Giuseppe Sarti. Catarina II-a-Grande, de tal modo ficou impressionada com a voz de Luísa Todi, que lhe ofereceu duas pulseiras de brilhantes. Por sua vez, Luísa Todi e o seu marido Francesco Todi escreveram a ópera Pollinia, que dedicaram à Imperatriz. Permaneceu na corte russa até 1788, acumulando, com o seu mérito, presentes fabulosos de Catarina-a-Grande.

 

 Em 1788 Luísa Todi estava em Berlim na corte de Frederico II da Prússia. No ano seguinte, regressou a Paris para uma terceira temporada dos Concerts Spirituels,  sendo aclamada pela crítica como "a maior cantora do seu tempo." Voltou à Prússia umas escassas semanas antes do início da Revolução Francesa.

 

 Em 1790 fez uma tournée pela Alemanha e cantou em Bona onde Beethoven a ouviu. No final do ano deslocou-se a Veneza para cantar no Teatro di San Samuele, na ópera La Didone Abbandonata, usando como adereços um diadema, um colar e brincos de diamantes que lhe tinham sido oferecidos por Catarina II. 

 

 Em Veneza a temporada de 1790/1791 ficou conhecida pelo nome de "O Ano da Todi". Infelizmente, durante a estada nesta cidade começou a ter problemas com a visão, facto que a obrigou a deixar o palco durante alguns meses. Escreveram-se, de imediato, poemas em sua honra!

 

 Entre 1792 e 1796 cantou em Madrid no Teatro de los Caños del Peral, mas em Abril de 1793 veio a Portugal. Foi preciso obter uma autorização especial para poder cantar pois nesta altura em Portugal, tal como nos Estados Pontifícios, as mulheres não podiam pisar o palco, deixando, no Teatro, o travestismo aos homens e, na ópera, os papéis femininos a cantores castrattiEm Lisboa cantou por ocasião do nascimento de uma infanta filha do Príncipe Regente, o futuro D. João VI. Como de costume, somos, já éramos, negativos em relação aos nossos talentos, dando o laureato apenas aos medíocres. Esta récita foi insuficientemente publicitada e a Família Real não esteve presente.

 

 Em 1799 terminou praticamente a sua carreira em Nápoles. Regressou a Portugal e cantou ainda no Porto em 1801.

 

 Luísa Todi enviuvou em 1803, vestindo-se de luto até à sua morte, em 1833. Viveu no Porto, onde viria a perder as suas valiosíssimas jóias no trágico desastre da Ponte das Barcas, por ocasião da sua fuga às Invasões Francesas em Portugal pelos exércitos de Napoleão em 1809. Luísa Todi e a sua família foram presos, mas o General Soult, reconhecendo nela "A Cantora da Nação", protegeu-a. Depois viveu em Lisboa, desde 1811 até ao final da vida, parece que com algumas dificuldades e cega. Já em 1823 se encontrava completamente cega.

 

 Morreu no dia 1 de Outubro de 1833, na sua casa perto da Igreja de São Roque, depois de ter tido uma trombose uns meses antes. Foi enterrada no cemitério da Igreja da Encarnação em Lisboa. Este cemitério deixou de existir porque se construíram prédios por cima, na Rua do Alecrim. Apesar da insistência de melómanos e da sua família, a verdade é que uma das maiores cantoras portuguesas de sempre repousa por entre os escombros de uma cave soterrada. Antes de morrer teve a felicidade de conhecer o seu talento imortalizado no livro de Antoine Reicha Traité de la mélodie, onde Luísa Todi é apelidada de "Cantora para a Eternidade."   

 

 Setúbal, a sua cidade natal, não a esqueceu tendo-lhe erigido um monumento com a sua efígie  e dando o seu nome à principal avenida da cidade e em Lisboa, em 1917, foi dado o nome de Rua Luísa Todi à rua em que viveu nos últimos tempos da sua vida, perto de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, a São Roque.

 

 A grande Luísa Todi tinha, dizem os testemunhos da época, a capacidade invulgar de cantar com a maior perfeição e expressão em francês, inglês, italiano e alemão, dando uma ênfase extraordinária aos papéis que desempenhava.

 

Valete.

 

Raulus Antonius.

 

 

publicado por Raúl Mesquita às 00:50 link do post
Gostei, muito educativo.
Bravo, Todi, Bravissimo.
José Raposo a 2 de Dezembro de 2009 às 15:44
Caro amigo:

Que pena não a podermos ouvir... Raúl.
Raúl Mesquita a 2 de Dezembro de 2009 às 16:35
Excelente texto Raul. Há, de facto, mulheres especiais-. Todi é uma delas!
Helena Sacadura Cabral a 2 de Dezembro de 2009 às 20:04
Também acho, Helena.

A cara, a voz (que imaginamos), a categoria, a incompreensão aqui em Portugal para com a Luísa Todi , no século XVIII, quase tudo estava contra ela! É um lugar comum dizer-se que nada mudou em Portugal desde o século XVI, mas é talvez verdade. Camões, como sabemos, disse que Portugal morria com ele. Mas devemos ser tão drásticos? Não estamos cá nós? A modéstia é confortável para os " faitnéants ", mas sei que a Helena não é drástica como eu. Lutarei sempre que viva. E não se trata de patriotismo, como bem percebi das suas palavras , trata-se de SER!

Um beijinho,

Rául.
CORRIGIDO:

Também acho, Helena.

A cara (bela), a voz (que imaginamos), a categoria, a incompreensão aqui em Portugal para com a Luísa Todi , no século XVIII, quase tudo estava contra ela! É um lugar comum dizer-se que nada mudou em Portugal já desde o século XVI, mas é talvez verdade. Camões, como sabemos, disse que Portugal morria com ele. Mas devemos ser tão drásticos? Não estamos cá nós? A modéstia é confortável para os " faitnéants ", mas sei que a Helena não é drástica como eu também não sou. Lutarei sempre que viva. E não se trata de patriotismo, como creio que percebi das suas palavras , trata-se de SER!

Um beijinho,

Raúl.
Raúl Mesquita a 4 de Dezembro de 2009 às 03:29
Novembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
14
18
19
20
21
24
26
27
29
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Sabe, se V. não fosse europeísta não se chamava G....
Sabe, essa ideia de Europa Unida acho que é uma fi...
Obrigada pela visita.George Sand com toque feminin...
Cara George Sand:Gostei da sua visita e fui também...
É lindo o cravo. Convida a silêncios. Entrelaçados...
Tailon , óntos ?
Sou eu quem deve pedir desculpa então.Muito prazer...
A desculpe.Meu nome é Thailon mesmo. Thailon Azeve...
Caro Thailon:Obrigado por ter respondido à minha p...
Sim.Bem, como pode perceber, minha cantora predile...
Caro Thailon:Decerto reparou no último parágrafo d...
Mesmo sabendo que você fez esta lista com gostos p...
Meu querido Raul, o MesquitaA possibilidade de uma...
Deve com certeza ter, Cara Helena. Fascina-me a be...
Que belíssima peça e que som maravilhoso não terá....
Augusto-o-Ilustre:Agradeço as tuas sempre prontas ...
Meu amigo Raul, o MesquitaA música está sempre pre...
Cara Helena:Obrigado pela sua visita. Compreendo q...
O que me choca na foto:- Duas mulheres sem cabeça-...
Meu querido amigo Raul, o MesquitaNa época da guer...
Meu Caro:Vá por mim, não perca tempo com o Google ...
Ao Ilustre:Muito obrigado pelas tuas, sempre genti...
Ao Ilustre:Muito obrigado pelas tuas, sempre genti...
Este texto, mais que formular opinião, é uma aula ...
Caríssimo Raul, o MesquitaTenho que aceitar que a ...
Saudações! Já lhe terá ocorrido espreitar na lite...
Augusto, O Ilusre:Ficcionei ao escolher a ficção, ...
Meu caro amigo Raul, o MesquitaNão caias no erro d...
O Para vir. Com o álibi da troika! Estou à espera ...
Querido Amigo:Compreendo bem as tuas palavras e ag...
blogs SAPO